A partir de movimentos sociais impulsionados pelas redes, a especialista em mídia digital An Xiao Mina revela como aquilo que parece “bobagem” para alguns – como remixes de fotos, vídeos, músicas, gifs, hashtags e selfies – produzem efeitos coordenados e independentes que são também a demonstração de nossos valores pessoais.

Mina encontra paralelos, por exemplo, entre uma foto de manifestantes do Black Lives Matter, em Ferguson, Missouri, levantando as mãos em um gesto de resistência, e uma foto do outro lado do mundo, em Hong Kong, de ativistas do Movimento Umbrella levantando guarda-chuvas amarelos pelo direito ao voto.

_79626298_c364cf58-fd20-4b96-9526-f6b68aadd329.jpg

Ela mostra, também, como um vídeo viral do então candidato presidencial Donald Trump foi transformado no símbolo amplamente reconhecido da Marcha Internacional das Mulheres: o meme pussyhats cor-de-rosa.

IMG_5856.JPG

 

Ainda estou nas primeiras páginas, mas desde já adianto como é interessante refletir sobre as novas formas encontradas por cidadãos para a construção de uma esfera pública mais livre e menos dependente da propaganda e da mídia de massa.

Em uma época em que nossos movimentos estão se tornando mais complexos e os governos estão aprendendo a usar a internet com a mesma eficácia que os manifestantes, Memes to Movements revela o poder transformador dos memes, para melhor e para pior.

É uma visão inovadora para a comunicação. O “menino veste azul e menina veste rosa”, obviamente, não é citado, mas caberia perfeitamente no livro, que já está disponível na Amazon (ainda sem tradução).

 

 

Por cacaucb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s