Bolsonaro não faz contato visual. Bolsonaro não sorri. Bolsonaro não demonstra entusiasmo. Bolsonaro não demonstra tristeza. Bolsonaro é o Nissim Orfali cantando “mas o melhor é quando vamos pra Baleia”. Fora das redes sociais, Bolsonaro não tem inspirado muita coisa além de inexpressividade.

Não estou avaliando aqui o conteúdo das suas últimas aparições, mas a forma como Bolsonaro se comunicou independente da pronúncia e das palavras escolhidas.

Ao falar da tragédia de Brumadinho, Jair mais uma vez demonstrou insegurança e desarticulação; tudo o que o público não espera de um líder. O que os brasileiros, sobretudo os mineiros, precisavam escutar sobre a tragédia ? São perguntas simples e que provavelmente não foram feitas pela sua equipe antes de Bolsonaro falar. Seu tweet, surpreendentemente, foi equilibrado e sem afetações.

Bolsonaro Brumadinho

Em Davos, apesar do texto péssimo, faltou naturalidade. Era visível o desconforto, o medo de gaguejar, o jeito robótico. Não tem problema errar – as pessoas até gostam.

Nesse sentido, a comparação com Donald Trump é inevitável. Ambos atacam a imprensa, mas por motivos um pouco diferentes. Bolsonaro usa a estratégia para evitar, também, que sua vulnerabilidade ao falar em público seja exposta. Ele está ciente de que todo jornalista profissional consegue perceber e usar essas lacunas para conseguir informações mais robustas.

Trump, ao contrário de Bolsonaro, transmite intensidade. E Trump ensaia porque sabe, como político, empresário e ex-apresentador, que comunicação é sobrevivência e requer TREINO. Nenhuma novidade.

>> Sempre consciente de sua imagem, Kennedy trabalhou incansavelmente para suavizar as durezas de sua dicção bostoniana, e estudou gravações de Churchill para aprender o melhor da oratória – AFP.

Nem só de Twitter vive um presidente. Talvez seja o momento da comunicação do governo, coordenada pelo Exército, encarar o problema.

2 respostas para ‘Jair, o Inexpressivo

  1. Análise interessante. Parabéns Cacau !
    Embora tenha tido sucesso nas eleições utilizando as redes sociais, em especial o twitter, o cargo exige que o presidente se comunique melhor e se expresse com mais clareza e demonstre verdade em suas manifestações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s