Mourão publicou 14 tweets em fevereiro (1 a 11 de fevereiro, 17h): média de um tweet por dia. Quatro tweets mencionavam Jair Bolsonaro; 28% do total.

São eles:

As menções a Jair Bolsonaro começaram dia 8 de fevereiro. Ou seja, após indiretas publicadas por Carlos e Eduardo Bolsonaro entre os dias 4 e 6 de fevereiro.

Vale fazer uma linha do tempo para entender essa mudança na linha editorial do VP. Ressalto que o presidente, em fevereiro, privilegiou tweets dos ministros Tarcisio Gomes e Ernesto Araujo, e não mencionou Mourão até o momento. Lembrando, ainda, que Mourão tem sido crítico sobre a diplomacia brasileira.

4 de fevereiro

Guilherme Amado, da Época, publicou que “Mourão debocha dos livros de Olavo de Carvalho”.

6 de fevereiro

Após nota, Carlos Bolsonaro comenta que “alegar que Olavo de Carvalho não é o inspirador de toda a transformação que o país atravessa é puramente resultado do gramcismo aplicado em todos os cantos”. No mesmo dia, Mourão foi alvo de críticas de Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump.

No mesmo dia, Eduardo ironizou nota da Veja sobre ataques contra Mourão.

Fingiu que não viu

Como foi dito anteriormente, é comum que Jair Bolsonaro retuíte integrantes do governo com mensagens de apoio. A prática não aconteceu com Mourão no período – mesmo após a suposta “bandeira branca” do vice-presidente.

A expressão “o meio é a mensagem”, defendida por Marshall McLuhan e duramente criticada na Teoria da Comunicação, nunca fez tanto sentido.

Para o canadense, os meios são extensões dos nossos sentidos e configuram uma relação simbiótica entre a tecnologia e o homem. O meio, no caso o Twitter, utilizado pela família Bolsonaro é muito mais do que uma rede social. É um termômetro também das entrelinhas que permeiam as relações do seu governo. Se é proposital, jamais saberemos, mas a conclusão óbvia é que os Bolsonaro não estão interessados em disfarçar.

3 respostas para ‘Mourão em fevereiro: VP passa a mencionar Jair no Twitter, mas presidente ignora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s